quinta-feira, 16 de junho de 2011

Golfinhos


Os golfinhos são mamíferos que vivem no mar. São bastante atraentes, possuem diversas habilidades e conseguem realizar centenas de tarefas, por isso muitos são o centro das atenções em áquarios abertos ao público, por exemplo. Normalmente eles vivem em grupos, são ótimos nadadadores podendo alcançar grandes profundidades em mar aberto. Além de todas essas características, os golfinhos também são excelentes estrategistas.

Anatomicamente eles possuem dois orifícios que ficam próximos aos olhos, e esses lhe conferem uma extraordinária sensibilidade auditiva. Possuem uma narina essencial para o mergulho, e ela é deselvolvida para auxiliar, através da renovação de ar, nos momentos em que ficam submergidos. Os dentes dos golfinhos não são utilizados para mastigar, apenas para prender uma presa. O alimento passa direto para o estômago e lá é digerido. No mar, as presas que se cuidem. Os golfinhos, como já citado, são bons estrategistas. Para encurralar as sardinhas, por exemplo, peixes apreciados em sua alimentação, um grupo de golfinhos começam a nadar e mergulhar em torno de um grupo de sardinhas, no primeiro instante a pretenção é levá-los até à superfície. Quando as sardinhas já estão à superficie os golfinhos passam a formar bolhas através de movimentos repetitivos na água. Essas bolhas são uma espécie de “jaula” para prender estes peixes na superfície, e facilitar a predação. Ali, não há mais para onde fungir, e o alimento para estes mamíferos está garantido.

Foi com profundo indignação que soube do brutal massacre anual de golfinhos que acontece no Japão. As imagens da água avermelhada pelo sangue desses animais claramente mostram ao mundo que o Japão tem pouco respeito pelo estado em que se encontram os oceanos do planeta, pelos animais que nestes vivem e pela conservação dos recursos marinhos que o estado japonês afirma querer proteger.

Muitos estudos ciêntificos, mostram que os oceanos e a vida marinha estão em perigo. Devemos tomar todas as medidas que possamos para por fim à sobre-exploração dos oceanos e para proteger os animais que neles vivem.



Entre golfinhos e baleias que os japoneses matam, encontram-se especies em vias de extinção. E também profundamente lamentável que o destino dado aos golfinhos que não morrem é virem a ser mantidos em aquários ou em programas recreativos para que as pessoas possam nadar com eles, locais onde estes golfinhos nunca deveriam estar. Além destes fatores, os métodos utilizados para matar estes animais são imensamente cruéis, por exemplo, encurralar os golfinhos e depois matá-los de forma lenta e extremamente dolorosa com lanças, ganchos e afogando-os, é algo inqualificável.

Existe um site muito cruel contra esses animais. Eu não tive coragem de divulgar essas fotos no meu blog, isso seria maltratar a mim mesma e a eles, pois passei muito mal e chorei demais. Não acreditei no que eu vi, uma coisa inacreditável e inadmissível. Então preferia mostrar-lhas essas fotinhos mostrando eles em momentos de liberdade e felicidade. Pois eu tenho a esperança que um dia isso vai mudar para melhor.

Ninguém sabe que esses seres vivos são como nós: nascem, crescem, reproduzem-se e deveriam morrer naturalmente, não planejada e brutalmente. Eles são como qualquer ser vivo e merecem coisa melhor que a gente. Muitas pessoas pensam que animais são irracionais, só que isso não é verdade. Alguns podem ser indefesos e podem não ser tão espertos quanto outros, mas todos são inteligentes, isso é algo que podemos constatar ao observá-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário