Em pequenas coisas da nossa vida é que está a nossa alegria, só que não valorizamos e precisamos sempre cuidar das poucas coisas que a gente tem, principalmente animais como cavalos, pois eles são tão maltratados.
A violência contra os cavalos nos grandes centros urbanos e rurais é pública e notória. Cavalos maltratados, mal nutridos e explorados puxam carroças super pesadas e não existe nada nem ninguém que tome uma providência e acabe com o sofrimento destes animais indefesos.
Usados para o transporte de pessoas e como animais de tração, eles são alugados durante o dia para uma árdua jornada de trabalho. Cansados, famintos e estressados ainda trabalham durante à noite, quando deveriam descansar.
Os seus donos não se importam com eles, pois tudo o que querem é o lucro.
Ninguém se importa, as autoridades competentes não se manifestam e, assim, os cavalos são estupidamente violentados.
Gente quem tem cavalo e ama seus bichos sabe do que eu estou falando. Deveriam dar mais valor a eles, pois são tão bonitos, alegra, a natureza e expandem a sua beleza.
Isso é por desconhecer o sentimento da piedade. Quem maltrata um animal, maltrata qualquer outro ser. São pessoas inescrupulosas e capazes de grandes atrocidades, inclusive com seres da mesma espécie. Tenho receio de quem tem coragem de maltratar cavalos, cães, gatos, pássaros, são indivíduos frios e que não se abalam com a dor alheia. Muitos até se comprazem. Quem maltrata animal desconhece bons sentimentos e não creio que sejam capazes de qualquer ato de amor com ninguém.
Bois, cavalos, bezerros e touros são usados em rodeios. Na laçada de bezerro, um animal de apenas 40 dias é perseguido em velocidade, laçado e derrubado ao chão pelo peão. Pode ocorrer ruptura na medula espinhal, ocasionando morte instantânea. Alguns ficam paralíticos ou sofrem rompimento parcial ou total da traquéia. O resultado de ser atirado violentamente para o chão pode causar a ruptura de diversos órgãos internos, levando o animal a uma morte lenta e dolorosa.
Não basta apenas olhar, é preciso saber com o olhar, enxergar com a alma, apreciar e fazer com o coração.
Às vezes paro e penso, um dia vou querer ter um cavalo, conversar com ele, cuidar dele, sentar na grama e deitar do lado dele, olhando para a lua e esquecer por um tempo como é difícil a vida desses animais maravilhosos, entender mais os comportamentos de cada um, agora faço um apelo, não maltrate animais e deixe-os em paz!